sequência didática sobre o Dia da Independência do Brasil - ensino fundamental

SEQUÊNCIA DIDÁTICA SEMANAL SOBRE O DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO COM A BNCC

Compartilhe:

Confira esse sequência didática semanal para trabalhar o tema dia da independência do Brasil no ensino fundamental

ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!

Confira o sequência didática semanal sobre o tema dia da independência do Brasil para trabalhar com as crianças do ensino fundamental, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental séries iniciais! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:

sequência didática sobre o Dia da Independência do Brasil - ensino fundamental
sequência didática sobre o Dia da Independência do Brasil – ensino fundamental
sequência didática sobre o Dia da Independência do Brasil - ensino fundamental
sequência didática sobre o Dia da Independência do Brasil – ensino fundamental

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a data e o contexto histórico do Dia da Independência.
  • Conhecer os símbolos nacionais relacionados à Independência.
  • Reconhecer a importância da Independência na construção do Brasil como nação.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  1. Adaptação às Necessidades da Turma: Lembre-se de que cada turma é única, com diferentes níveis de conhecimento, habilidades e interesses. Portanto, é fundamental adaptar o planejamento de acordo com as necessidades específicas dos alunos.
  2. Abordagem Lúdica e Ativa: Mantenha a abordagem lúdica e ativa ao longo das atividades. Crianças dessa faixa etária aprendem melhor por meio de experiências práticas, jogos, histórias e atividades artísticas.
  3. Aprofundamento Gradual: O objetivo é proporcionar uma compreensão básica da Independência do Brasil, sem entrar em detalhes complexos demais. Gradualmente, você pode aumentar a complexidade das informações à medida que os alunos demonstrarem interesse e compreensão.
  4. Uso de Recursos Visuais: Utilize recursos visuais, como imagens, mapas, ilustrações e vídeos, para auxiliar na compreensão do contexto histórico e dos personagens envolvidos na Independência.
  5. Inclusão e Diversidade: Certifique-se de que as atividades promovam a inclusão de todos os alunos, respeitando suas diferenças e valorizando a diversidade cultural e étnica.
  6. Avaliação Formativa: Utilize a observação contínua, discussões em grupo e as produções dos alunos para avaliar seu progresso. A avaliação deve ser formativa, ou seja, orientada para auxiliar na aprendizagem, e não apenas para atribuir notas.
  7. Contextualização Atual: Sempre que possível, relacione o tema da Independência do Brasil com o contexto atual, para que os alunos compreendam a relevância histórica e como isso influencia o país hoje.
  8. Estímulo à Participação Ativa: Incentive a participação ativa dos alunos nas atividades. Faça perguntas abertas, promova discussões em grupo e valorize suas opiniões.
  9. Comunicação com os Pais/Responsáveis: Mantenha os pais ou responsáveis informados sobre o que está sendo ensinado em sala de aula, de modo a envolvê-los no processo educacional.
  10. Flexibilidade: Esteja aberto a ajustar as atividades conforme o feedback dos alunos e a evolução da turma. A flexibilidade é importante para atender às necessidades em constante mudança.

CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS

História:

  • EF01HI03: Identificar os principais símbolos nacionais, valorizando a importância deles para a construção da identidade brasileira.
  • EF01HI04: Identificar datas comemorativas e reconhecer sua importância para a preservação da memória e da identidade coletiva.

Geografia:

  • EF01GE05: Identificar e compreender a função de alguns símbolos e marcos no espaço da sala de aula, na escola e na comunidade, valorizando o espaço em que vivem.

Arte:

  • EF15AR01: Experimentar, criar e fruir diversas práticas artísticas, como as artes visuais, a dança, a música e o teatro, valorizando os aspectos lúdicos e criativos e ampliando o conhecimento sobre as diferentes manifestações culturais.

Língua Portuguesa (Leitura e Produção de Texto):

  • EF15LP05: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, textos com diferentes finalidades, usando os conhecimentos sobre o sistema de escrita.

Interdisciplinaridade:

  • Integrar conteúdos de História, Geografia, Arte e Língua Portuguesa para promover uma compreensão abrangente do tema e estimular habilidades de pesquisa, expressão e reflexão.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*