Confira esse plano de aula semanal para trabalhar o tema setembro amarelo no ensino fundamental
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira o plano de aula semanal sobre o tema setembro amarelo para trabalhar com as crianças do ensino fundamental, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental e séries iniciais! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a importância da prevenção ao suicídio.
- Promover a empatia e o apoio emocional entre os alunos.
- Desenvolver habilidades de comunicação e expressão.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Adequação à Idade e ao Nível de Desenvolvimento: Certifique-se de que as atividades planejadas sejam adequadas à faixa etária dos alunos e ao nível de desenvolvimento cognitivo e emocional deles. A abordagem do tema deve ser sensível e apropriada para cada grupo de estudantes.
- Sensibilidade e Respeito: Aborde o tema com sensibilidade e respeito. É importante criar um ambiente seguro para que os alunos possam compartilhar seus pensamentos e sentimentos, caso desejem fazê-lo. Certifique-se de que os alunos compreendam a importância do respeito e da empatia em todas as atividades.
- Apoio de Profissionais: Considere a possibilidade de envolver profissionais de saúde mental, como psicólogos ou assistentes sociais, para fornecer informações e orientações sobre o tema, especialmente se surgirem questões mais complexas durante as discussões.
- Confidencialidade: Promova a confidencialidade nas atividades que envolvem compartilhamento de experiências ou sentimentos. Os alunos devem sentir que podem falar abertamente, sabendo que suas contribuições serão tratadas com respeito e privacidade.
- Avaliação Contínua: Faça avaliações contínuas para garantir que os objetivos de aprendizagem estejam sendo alcançados e que os alunos estejam se engajando de maneira construtiva. Esteja preparado para ajustar o plano conforme necessário para atender às necessidades dos alunos.
- Recursos Adequados: Certifique-se de ter todos os recursos necessários para as atividades planejadas, como materiais de escrita, artísticos e tecnológicos, se aplicável. Garanta que a escola esteja envolvida na preparação da campanha de sensibilização.
- Apoio dos Pais/Responsáveis: Comunique-se com os pais ou responsáveis para informá-los sobre as atividades relacionadas ao Setembro Amarelo. Eles podem fornecer apoio adicional aos alunos em casa e estar cientes das discussões em sala de aula.
- Segurança: Esteja ciente de que o tema do suicídio pode ser desafiador para alguns alunos. Esteja preparado para fornecer apoio emocional e encaminhar alunos que possam estar em situação de risco para profissionais apropriados.
CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS
- Competência Socioemocional:
- Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
- EI01EF03: Reconhecer suas emoções e as dos outros, diferenciando-as e verbalizando-as.
- EI01EF05: Identificar seus pertencimentos e diferenças em relação aos outros, reconhecendo e valorizando a diversidade.
- Ensino Fundamental – Anos Finais:
- EF07CI06: Compreender o fenômeno do suicídio como uma questão social e de saúde pública, demonstrando empatia e respeito pelo outro.
- Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
- Língua Portuguesa:
- Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais:
- EF02LP02: Produzir, com ajuda do professor, texto de autoria própria com coerência e coesão, com progressiva autonomia.
- EF35LP19: Participar de atividades de leitura de diferentes gêneros textuais (contos, crônicas, poesias, entre outros) como forma de enriquecer sua experiência literária.
- Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais:
- Ciências Humanas e Sociais:
- Ensino Fundamental – Anos Finais:
- EF69CI06: Analisar as múltiplas dimensões dos problemas sociais, políticos, econômicos, ambientais e culturais, respeitando diferentes pontos de vista, valores e saberes e utilizando-se de argumentos éticos que considerem as implicações das soluções propostas.
- Ensino Fundamental – Anos Finais: