planejamento semanal sobre o dia da árvore - educação infantil

PLANO DE AULA SEMANAL SOBRE O DIA DA ÁRVORE DA EDUCAÇÃO INFANTIL ALINHADO COM A BNCC

Compartilhe:

Confira esse plano de aula semanal para trabalhar o tema dia da árvore na educação infantil

ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!

Confira o plano de aula semanal sobre o tema dia da árvore para trabalhar com as crianças da educação infantil, você pode utilizar este material com sua turminha da educação infantil e séries iniciais! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:

planejamento semanal sobre o dia da árvore - educação infantil
planejamento semanal sobre o dia da árvore – educação infantil
planejamento semanal sobre o dia da árvore - educação infantil
planejamento semanal sobre o dia da árvore – educação infantil

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a importância das árvores para o planeta.
  • Identificar algumas espécies de árvores.
  • Desenvolver habilidades motoras através de atividades práticas.
  • Estimular a criatividade das crianças.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  1. Adaptação à faixa etária: Lembre-se de que as atividades devem ser adequadas à faixa etária das crianças. As atividades propostas devem ser desafiadoras, mas também acessíveis para as crianças.
  2. Segurança: Sempre coloque a segurança em primeiro lugar. Certifique-se de que todas as atividades ao ar livre sejam realizadas em um ambiente seguro, supervisionado e livre de riscos.
  3. Inclusão: Considere as necessidades especiais das crianças em sala de aula e faça adaptações conforme necessário para garantir que todos os alunos possam participar e se beneficiar das atividades.
  4. Estímulo à criatividade: Encoraje a expressão criativa das crianças em todas as atividades. Deixe espaço para que elas expressem suas ideias e perspectivas pessoais.
  5. Contextualização: Relacione as atividades ao Dia da Árvore e à importância da preservação ambiental. Ajude as crianças a entenderem por que as árvores são tão essenciais para o nosso planeta.
  6. Aprendizado prático: Promova a aprendizagem prática e sensorial. Deixe as crianças tocarem, cheirarem e observarem elementos naturais, como folhas e galhos.
  7. Apoio à linguagem: Use oportunidades para desenvolver habilidades de linguagem oral e escrita, como discussões em grupo e atividades de contagem e classificação.
  8. Participação ativa: Incentive a participação ativa das crianças em todas as atividades. Isso inclui fazer perguntas, compartilhar ideias e trabalhar juntas em projetos colaborativos.
  9. Avaliação formativa: Observe o progresso e o envolvimento das crianças ao longo da semana. Isso ajudará a adaptar futuras atividades de acordo com suas necessidades e interesses.
  10. Comunicação com os pais: Mantenha os pais informados sobre as atividades realizadas durante a semana e incentive o envolvimento deles na aprendizagem de seus filhos sobre o Dia da Árvore.

CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS

  1. Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós
    • Competência: (EI01EO01) Reconhecer-se como indivíduo e como parte de um grupo.
    • Competência: (EI01EO02) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade em situações de convívio social.
    • Competência: (EI02EO01) Compreender a importância dos cuidados com o próprio corpo para a promoção da saúde.
  2. Campo de Experiência: Corpo, Gestos e Movimentos
    • Competência: (EI01CG01) Expressar-se livremente por meio de gestos, movimentos, danças e brincadeiras, demonstrando conhecimento e controle sobre seu próprio corpo.
    • Competência: (EI02CG01) Ampliar suas possibilidades de comunicação das sensações, sentimentos, pensamentos e emoções, enriquecendo seu repertório corporal.
  3. Campo de Experiência: Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação
    • Competência: (EI01EF04) Relatar suas vivências, saberes, descobertas e criações, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  4. Campo de Experiência: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
    • Competência: (EI02ET01) Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade em relação aos seres e fenômenos do mundo natural e social.
  5. Campo de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas
    • Competência: (EI02TS02) Explorar diferentes materiais e suportes nas atividades de pintura, desenho, colagem, entre outras, ampliando as possibilidades de expressão e criação.
  6. Campo de Experiência: O Mundo Natural
    • Competência: (EI02CN01) Observar e explorar o ambiente natural com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante desse ambiente e responsável por seu cuidado.
  7. Campo de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós
    • Competência: (EI01EO03) Compreender-se como membro de diferentes grupos sociais, que constituem a pluralidade de identidades, sem discriminação.
  8. Campo de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas
    • Competência: (EI01EF08) Utilizar diferentes linguagens (escrita, oral, corporal, visual) para se expressar e comunicar.
  9. Campo de Experiência: O Mundo Social e Cultural
    • Competência: (EI02EO02) Valorizar e usufruir das diferentes manifestações de cultura, respeitando a pluralidade cultural.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*