Confira a avaliação de português do 4º bimestre prontinha para aplicar no 3º ano
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira a avaliação de português do 4º bimestre para trabalhar com as crianças do 3º ano, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Confira a avaliação de português do 4º bimestre prontinha para aplicar no 2º ano
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira a avaliação de português do 4º bimestre para trabalhar com as crianças do 2º ano, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Confira a avaliação de português do 4º bimestre prontinha para aplicar no 1º ano
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira a avaliação de português do 4º bimestre para trabalhar com as crianças do 1º ano, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Confira esse plano de aula semanal para trabalhar o tema primavera no ensino fundamental
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira o plano de aula semanal sobre o tema primavera para trabalhar com as crianças do ensino fundamental, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental e séries iniciais! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Objetivos de aprendizagem
Identificar as mudanças na natureza durante a estação da Primavera.
Reconhecer diferentes tipos de flores e plantas características dessa estação.
Compreender a importância das estações do ano para a vida das plantas e animais.
Estimular a curiosidade e a observação atenta do ambiente natural.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Adaptação à Realidade da Turma: Leve em conta as características individuais dos alunos, como nível de desenvolvimento, interesses e necessidades. Faça ajustes no plano conforme necessário para atender a essas especificidades.
Recursos Disponíveis: Certifique-se de que os recursos necessários para as atividades estejam disponíveis. Isso inclui materiais de artes, espaço ao ar livre, livros e qualquer outro item relevante para as atividades.
Segurança: Ao realizar atividades ao ar livre, como passeios pelo jardim da escola, priorize a segurança dos alunos. Certifique-se de que o ambiente seja seguro e supervisione os alunos adequadamente.
Interdisciplinaridade: Procure integrar diferentes áreas do conhecimento em suas atividades. A Primavera pode ser explorada não apenas em Ciências, mas também em Língua Portuguesa, Artes, Matemática e outras disciplinas.
Inclusão: Garanta que as atividades sejam acessíveis a todos os alunos, considerando qualquer necessidade especial que eles possam ter. Adapte as atividades conforme necessário para incluir todos os alunos.
Avaliação Formativa: A avaliação contínua é essencial para entender o progresso dos alunos. Além das atividades propostas, observe as interações, as contribuições e o envolvimento dos alunos ao longo do processo.
Promoção do Diálogo: Incentive o diálogo entre os alunos, permitindo que compartilhem suas observações, descobertas e experiências. Isso ajuda a enriquecer a compreensão do tema.
Aprendizado Significativo: Tente conectar os conceitos do plano de aula com a realidade dos alunos, relacionando a Primavera com suas experiências pessoais e cotidianas.
Flexibilidade: Esteja preparado para fazer ajustes no plano conforme a necessidade. Às vezes, os alunos podem demonstrar maior interesse em determinados aspectos do tema, e isso pode ser aproveitado para aprofundar as discussões.
Reflexão: Após a conclusão do plano, reserve um tempo para refletir sobre o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Essa reflexão pode ser valiosa para aprimorar futuras atividades.
CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS
Semana 1: Introdução à Primavera
Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (EI01ET01).
Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.
Semana 2: Ciclo de Vida das Plantas na Primavera
Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Corpo, Gestos e Movimentos (EI01CG02).
Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.
Semana 3: Flores e Cores da Primavera
Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Traços, Sons, Cores e Formas (EI01TS01).
Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.
Semana 4: Animais na Primavera
Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação (EI01EF01).
Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.
Semana 5: Explorando o Jardim da Escola
Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (EI01ET01).
Confira esse plano de aula semanal para trabalhar o tema primavera na educação infantil
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira o plano de aula semanal sobre o tema primavera para trabalhar com as crianças da educação infantil, você pode utilizar este material com sua turminha da educação infantil e séries iniciais! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Objetivos de aprendizagem
Explorar e vivenciar as características da estação Primavera.
Desenvolver a curiosidade e o interesse pela natureza.
Estimular a observação e a expressão criativa das crianças.
Promover o desenvolvimento motor, cognitivo, socioemocional e linguístico.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Adaptação às Necessidades Individuais: Cada criança é única. Esteja atento às necessidades individuais, interesses e ritmos de aprendizado de cada criança e adapte as atividades conforme necessário para garantir a inclusão de todos.
Segurança: Ao realizar atividades ao ar livre e de exploração da natureza, priorize a segurança das crianças. Esteja ciente de possíveis alergias, perigos e riscos.
Participação Ativa: Incentive a participação ativa das crianças em todas as atividades. Pergunte, ouça e responda às suas perguntas e ideias. Isso promove a autonomia e o engajamento.
Interdisciplinaridade: A BNCC valoriza a integração de diferentes campos do conhecimento. Procure conectar atividades de diferentes áreas, como linguagem, matemática, arte e ciências, para enriquecer a experiência das crianças.
Ambiente Acolhedor: Crie um ambiente seguro e acolhedor para as atividades. Isso ajuda as crianças a se sentirem à vontade para explorar, perguntar e expressar suas ideias.
Registros: Mantenha registros das atividades realizadas, das observações das crianças e dos resultados alcançados. Isso auxiliará na avaliação do desenvolvimento e no planejamento futuro.
Flexibilidade: Esteja preparado para adaptar o planejamento conforme necessário. As crianças podem se mostrar mais interessadas por certos tópicos do que outros, e sua flexibilidade permitirá aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado.
Diálogo com os Pais: Mantenha uma comunicação aberta com os pais ou responsáveis das crianças. Compartilhe o que está sendo abordado, as atividades realizadas e o desenvolvimento observado.
Promoção da Criatividade: Incentive a criatividade das crianças. Permita que elas explorem, experimentem e criem, mesmo que isso signifique que o resultado final possa ser diferente do esperado.
Respeito à Natureza: Enfatize a importância de cuidar do meio ambiente e da natureza. Inclua discussões sobre a responsabilidade de preservar o ambiente natural para as futuras gerações.
CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS
EI02TS01: Expressar, por meio de gestos e movimentos, emoções, necessidades e desejos em situações de interação.
EI03TS03: Explorar diferentes fontes sonoras, percebendo as variações de intensidade, altura e timbre.
EI05TS02: Utilizar diferentes tipos de materiais e suportes na produção de desenhos, pinturas, colagens, entre outros.
EI08TS04: Participar de situações de intercâmbio oral, escutando com atenção, para ampliar seu repertório linguístico.
EI11TS02: Explorar o ambiente pela manipulação de elementos da natureza, experimentando suas propriedades.