Confira esse plano de aula semanal para trabalhar o tema dia das crianças no ensino fundamental
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira o plano de aula semanal sobre o tema dia das crianças para trabalhar com as crianças do ensino fundamental, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental e séries iniciais! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a data comemorativa do Dia das Crianças.
- Reconhecer os direitos das crianças.
- Explorar a importância da amizade e do respeito entre as crianças.
- Criar trabalhos artísticos relacionados ao Dia das Crianças.
- Desenvolver habilidades de expressão oral ao compartilhar ideias e histórias pessoais relacionadas à infância.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Adaptação à Idade e Nível de Desenvolvimento: Certifique-se de que as atividades e discussões sejam apropriadas para a faixa etária e nível de desenvolvimento dos alunos. O planejamento deve ser flexível para atender às necessidades individuais dos estudantes.
- Segurança e Inclusão: Garanta que todas as atividades sejam seguras e inclusivas para todos os alunos, considerando possíveis restrições de saúde, alergias, necessidades especiais, etc.
- Recursos e Materiais: Verifique antecipadamente se você tem todos os materiais necessários para as atividades planejadas, como livros, materiais de arte, acesso à internet para pesquisa, etc.
- Avaliação: Pense em como você irá avaliar o progresso dos alunos em relação aos objetivos da aula. Isso pode incluir observações, participação em discussões, trabalhos escritos, entre outros.
- Tempo: Certifique-se de que cada atividade seja cronometrada para que você possa manter o cronograma da semana sem pressionar os alunos.
- Contextualização Cultural: Considere as diferentes origens culturais dos alunos ao discutir como o Dia das Crianças é comemorado em outros países. Isso pode ser uma oportunidade para promover a compreensão e o respeito pela diversidade cultural.
- Comunicação com os Pais: Seja claro na comunicação com os pais sobre o que será abordado durante a semana do Dia das Crianças e como eles podem se envolver ou apoiar as atividades em casa, se desejarem.
- Flexibilidade: Este plano de aula é um guia, mas você deve estar disposto a ajustá-lo conforme necessário com base no interesse e no envolvimento dos alunos. Às vezes, as melhores lições vêm de oportunidades inesperadas.
- Promoção de um Ambiente Positivo: Certifique-se de que a sala de aula seja um ambiente positivo e acolhedor, onde todos os alunos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias e memórias.
- Segurança Online: Se a pesquisa on-line estiver envolvida, ensine os alunos sobre a segurança na Internet e a importância de fontes confiáveis.
CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS
Segunda-feira – Dia 1: Direitos das Crianças (BNCC: EF01HI08)
- O código da BNCC utilizado nesta atividade é EF01HI08, que pertence à área de História do Ensino Fundamental do 1º ano. Este código diz respeito à compreensão dos direitos das crianças.
Terça-feira – Dia 2: História do Dia das Crianças (BNCC: EF02HI04)
- O código da BNCC utilizado nesta atividade é EF02HI04, que pertence à área de História do Ensino Fundamental do 2º ano. Este código diz respeito à compreensão da história e origem do Dia das Crianças.
Quarta-feira – Dia 3: Amizade e Respeito (BNCC: EF15AR16)
- O código da BNCC utilizado nesta atividade é EF15AR16, que pertence à área de Artes do Ensino Fundamental e está relacionado à exploração de valores como amizade e respeito.
Quinta-feira – Dia 4: Expressão Artística (BNCC: EF35AR22)
- O código da BNCC utilizado nesta atividade é EF35AR22, que também pertence à área de Artes do Ensino Fundamental e está relacionado à criação de trabalhos artísticos relacionados ao Dia das Crianças.
Sexta-feira – Dia 5: Compartilhando Memórias de Infância (BNCC: EF12LP14)
- O código da BNCC utilizado nesta atividade é EF12LP14, que pertence à área de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e está relacionado ao desenvolvimento das habilidades de escrita e expressão oral dos alunos ao compartilhar histórias pessoais de infância.