Confira esse plano de aula semanal para trabalhar o tema primavera no ensino fundamental
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira o plano de aula semanal sobre o tema primavera para trabalhar com as crianças do ensino fundamental, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental e séries iniciais! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar as mudanças na natureza durante a estação da Primavera.
- Reconhecer diferentes tipos de flores e plantas características dessa estação.
- Compreender a importância das estações do ano para a vida das plantas e animais.
- Estimular a curiosidade e a observação atenta do ambiente natural.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Adaptação à Realidade da Turma: Leve em conta as características individuais dos alunos, como nível de desenvolvimento, interesses e necessidades. Faça ajustes no plano conforme necessário para atender a essas especificidades.
- Recursos Disponíveis: Certifique-se de que os recursos necessários para as atividades estejam disponíveis. Isso inclui materiais de artes, espaço ao ar livre, livros e qualquer outro item relevante para as atividades.
- Segurança: Ao realizar atividades ao ar livre, como passeios pelo jardim da escola, priorize a segurança dos alunos. Certifique-se de que o ambiente seja seguro e supervisione os alunos adequadamente.
- Interdisciplinaridade: Procure integrar diferentes áreas do conhecimento em suas atividades. A Primavera pode ser explorada não apenas em Ciências, mas também em Língua Portuguesa, Artes, Matemática e outras disciplinas.
- Inclusão: Garanta que as atividades sejam acessíveis a todos os alunos, considerando qualquer necessidade especial que eles possam ter. Adapte as atividades conforme necessário para incluir todos os alunos.
- Avaliação Formativa: A avaliação contínua é essencial para entender o progresso dos alunos. Além das atividades propostas, observe as interações, as contribuições e o envolvimento dos alunos ao longo do processo.
- Promoção do Diálogo: Incentive o diálogo entre os alunos, permitindo que compartilhem suas observações, descobertas e experiências. Isso ajuda a enriquecer a compreensão do tema.
- Aprendizado Significativo: Tente conectar os conceitos do plano de aula com a realidade dos alunos, relacionando a Primavera com suas experiências pessoais e cotidianas.
- Flexibilidade: Esteja preparado para fazer ajustes no plano conforme a necessidade. Às vezes, os alunos podem demonstrar maior interesse em determinados aspectos do tema, e isso pode ser aproveitado para aprofundar as discussões.
- Reflexão: Após a conclusão do plano, reserve um tempo para refletir sobre o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Essa reflexão pode ser valiosa para aprimorar futuras atividades.
CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS
Semana 1: Introdução à Primavera
- Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (EI01ET01).
- Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.
Semana 2: Ciclo de Vida das Plantas na Primavera
- Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Corpo, Gestos e Movimentos (EI01CG02).
- Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.
Semana 3: Flores e Cores da Primavera
- Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Traços, Sons, Cores e Formas (EI01TS01).
- Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.
Semana 4: Animais na Primavera
- Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação (EI01EF01).
- Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.
Semana 5: Explorando o Jardim da Escola
- Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (EI01ET01).
- Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.