planejamento semanal sobre o primavera - ensino fundamental

PLANO DE AULA SEMANAL SOBRE A PRIMAVERA DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO COM A BNCC

Compartilhe:

Confira esse plano de aula semanal para trabalhar o tema primavera no ensino fundamental

ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!

Confira o plano de aula semanal sobre o tema primavera para trabalhar com as crianças do ensino fundamental, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental e séries iniciais! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:

planejamento semanal sobre o primavera - ensino fundamental
planejamento semanal sobre o primavera – ensino fundamental

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar as mudanças na natureza durante a estação da Primavera.
  • Reconhecer diferentes tipos de flores e plantas características dessa estação.
  • Compreender a importância das estações do ano para a vida das plantas e animais.
  • Estimular a curiosidade e a observação atenta do ambiente natural.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  1. Adaptação à Realidade da Turma: Leve em conta as características individuais dos alunos, como nível de desenvolvimento, interesses e necessidades. Faça ajustes no plano conforme necessário para atender a essas especificidades.
  2. Recursos Disponíveis: Certifique-se de que os recursos necessários para as atividades estejam disponíveis. Isso inclui materiais de artes, espaço ao ar livre, livros e qualquer outro item relevante para as atividades.
  3. Segurança: Ao realizar atividades ao ar livre, como passeios pelo jardim da escola, priorize a segurança dos alunos. Certifique-se de que o ambiente seja seguro e supervisione os alunos adequadamente.
  4. Interdisciplinaridade: Procure integrar diferentes áreas do conhecimento em suas atividades. A Primavera pode ser explorada não apenas em Ciências, mas também em Língua Portuguesa, Artes, Matemática e outras disciplinas.
  5. Inclusão: Garanta que as atividades sejam acessíveis a todos os alunos, considerando qualquer necessidade especial que eles possam ter. Adapte as atividades conforme necessário para incluir todos os alunos.
  6. Avaliação Formativa: A avaliação contínua é essencial para entender o progresso dos alunos. Além das atividades propostas, observe as interações, as contribuições e o envolvimento dos alunos ao longo do processo.
  7. Promoção do Diálogo: Incentive o diálogo entre os alunos, permitindo que compartilhem suas observações, descobertas e experiências. Isso ajuda a enriquecer a compreensão do tema.
  8. Aprendizado Significativo: Tente conectar os conceitos do plano de aula com a realidade dos alunos, relacionando a Primavera com suas experiências pessoais e cotidianas.
  9. Flexibilidade: Esteja preparado para fazer ajustes no plano conforme a necessidade. Às vezes, os alunos podem demonstrar maior interesse em determinados aspectos do tema, e isso pode ser aproveitado para aprofundar as discussões.
  10. Reflexão: Após a conclusão do plano, reserve um tempo para refletir sobre o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Essa reflexão pode ser valiosa para aprimorar futuras atividades.

CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS

Semana 1: Introdução à Primavera

  • Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (EI01ET01).
  • Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.

Semana 2: Ciclo de Vida das Plantas na Primavera

  • Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Corpo, Gestos e Movimentos (EI01CG02).
  • Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.

Semana 3: Flores e Cores da Primavera

  • Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Traços, Sons, Cores e Formas (EI01TS01).
  • Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.

Semana 4: Animais na Primavera

  • Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação (EI01EF01).
  • Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.

Semana 5: Explorando o Jardim da Escola

  • Campos de Experiência: O Eu, o Outro e o Nós (EI01EO01); Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (EI01ET01).
  • Competências Gerais: CG1, CG4, CG7.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*