Confira esse plano de aula semanal para trabalhar o tema folclore no ensino fundamental
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira o plano de aula semanal sobre o tema folclore para trabalhar com as crianças do ensino fundamental, você pode utilizar este material com sua turminha do ensino fundamental! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer e valorizar a cultura popular brasileira expressa no folclore.
- Identificar personagens, lendas, mitos e manifestações folclóricas do Brasil.
- Desenvolver a oralidade, escrita e criatividade dos alunos por meio de atividades folclóricas.
- Estimular o trabalho em grupo, o respeito às diferenças e o pensamento crítico.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Estimular os alunos a compartilharem suas experiências familiares com o folclore.
- Incentivar a leitura de livros e materiais relacionados ao tema fora da sala de aula.
- Promover a interação entre os alunos por meio de brincadeiras folclóricas durante os intervalos.
CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS
- Língua Portuguesa:
- EF02LP01: Identificar a finalidade de diferentes gêneros de texto.
- EF02LP03: Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
- EF15LP12: Produzir, com a mediação do professor e/ou colegas, registros em diferentes suportes (escrita manual, digital) que circulam na escola.
- História:
- EF02HI04: Identificar a diversidade presente nas tradições culturais dos grupos sociais aos quais pertencem ou com os quais convivem, valorizando e respeitando as diferenças.
- Geografia:
- EF02GE07: Identificar e valorizar as manifestações culturais presentes na comunidade e/ou região em que vive, reconhecendo sua importância para a identidade dos grupos sociais.
- Arte:
- EF02AR06: Identificar diferentes formas de expressão artística e manifestações culturais presentes no cotidiano e em diferentes tempos e lugares.
Esses códigos foram utilizados para embasar o planejamento e garantir que os objetivos propostos e as atividades realizadas estejam alinhados aos conteúdos e habilidades previstos pela BNCC para o Ensino Fundamental. Vale ressaltar que o planejamento pode ser complementado e adaptado de acordo com as especificidades de cada escola, turma e faixa etária dos alunos.