Confira esse plano de aula semanal para trabalhar o tema folclore na educação infantil
ATENÇÃO, É PROIBIDO GERAR PDF E COMPARTILHAR EM OUTROS SITES ESTAS ATIVIDADES, O MODO CORRETO É ENVIAR O LINK DA PÁGINA PARA COMPARTILHAMENTO!
Confira o plano de aula semanal sobre o tema folclore para trabalhar com as crianças da educação infantil, você pode utilizar este material com sua turminha da educação infantil! Não esqueça de compartilhar o link da página com seus amigos nos grupos de zap e face:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar e reconhecer personagens e histórias do folclore brasileiro.
- Explorar as diferentes formas de expressão folclórica, como cantigas, danças e brincadeiras.
- Desenvolver habilidades motoras e cognitivas através de atividades relacionadas ao tema.
- Estimular o respeito à diversidade cultural e a valorização da cultura brasileira.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Lembre-se de adaptar o planejamento de acordo com a faixa etária das crianças e os recursos disponíveis na instituição de ensino. O planejamento deve ser flexível para atender às necessidades e interesses dos alunos.
CÓDIGOS DA BNCC UTILIZADOS
Objetivos Gerais:
- Conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, valorizando o folclore brasileiro e suas manifestações culturais. (Referência: EI02CG03)
- Desenvolver a imaginação, a criatividade e a expressão por meio de atividades lúdicas relacionadas ao tema. (Referência: EI02EO03)
- Estimular a socialização, o trabalho em equipe e o respeito à diversidade cultural. (Referência: EI02EO05)
Objetivos Específicos:
- Identificar e reconhecer personagens e histórias do folclore brasileiro. (Referência: EI02CG02)
- Explorar as diferentes formas de expressão folclórica, como cantigas, danças e brincadeiras. (Referência: EI02CG04)
- Desenvolver habilidades motoras e cognitivas através de atividades relacionadas ao tema. (Referência: EI02CG05, EI02CG06)
- Estimular o respeito à diversidade cultural e a valorização da cultura brasileira. (Referência: EI02EO02)
Dia 1 – Personagens do Folclore Brasileiro:
- Apresentação do tema “Folclore” através de imagens e vídeos dos personagens mais conhecidos (ex: Saci-Pererê, Cuca, Curupira, Boto Cor-de-Rosa, etc.). (Referência: EI02CG02)
- Roda de conversa para compartilhar o que cada criança sabe sobre o folclore. (Referência: EI02EO01)
- Atividade de colorir e recortar personagens folclóricos. (Referência: EI02CG06)
Dia 2 – Contos e Lendas:
- Contação de histórias folclóricas por meio de livros e narração oral. (Referência: EI02CG04)
- Identificação dos elementos presentes nas histórias (personagens, cenários, problemas e soluções). (Referência: EI02CG04)
- Confecção de fantoches dos personagens do folclore. (Referência: EI02CG06)
Dia 3 – Cantigas e Brincadeiras:
- Resgate de cantigas de roda e brincadeiras folclóricas brasileiras. (Referência: EI02CG04)
- Aprendizado de novas cantigas e brincadeiras em roda. (Referência: EI02CG04)
- Organização de uma “Festa Folclórica” com brincadeiras tradicionais. (Referência: EI02CG03)
Dia 4 – Danças Folclóricas:
- Exibição de vídeos com danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil (ex: Bumba Meu Boi, Frevo, Quadrilha, etc.). (Referência: EI02CG04)
- Oficina de dança para aprender passos básicos de alguma dança folclórica. (Referência: EI02CG04)
- Montagem de uma pequena apresentação de dança em grupo. (Referência: EI02CG04)
Dia 5 – Atividade Artística:
- Confecção de máscaras de personagens folclóricos usando materiais diversos (papel, cola, lantejoulas, etc.). (Referência: EI02CG06)
- Finalização das atividades anteriores e apresentação das danças ensaiadas. (Referência: EI02CG04, EI02CG06)
- Encerramento do projeto com uma pequena “Mostra Folclórica” para os pais e responsáveis. (Referência: EI02CG03)
Os códigos da BNCC utilizados foram indicados entre parênteses, fazendo referência aos campos de experiência (EI02CG e EI02EO) e às competências e habilidades específicas presentes na Educação Infantil. O planejamento continua flexível para atender às necessidades e interesses dos alunos, mas agora está alinhado com a BNCC.