Tema: Um plano para salvar o planeta
Período: 04/06/2018 até 15/05/2018 (Duas semanas )
Justificativa: Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água e poluição sensibilizando-os sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia como: poluição, desmatamento, queimadas, extinção de animais e outros estimulando assim o amor pela conservação da natureza.
Detonador: Semana 1 -Momento da música : Ouvir, cantar e dançar a música Mãe Natureza – LBV
Detonador: Semana 2– Painel da coleta seletiva: Realizar junto com as crianças um painel da reciclagem .
Problematização: o que é meio ambiente? Por que devemos cuidar do nosso planeta? O que podemos fazer para salvar nosso planeta? O que é reciclagem?
Atividades permanentes:
- Rodinha: Quadro de rotina, chamadinha, ajudante do dia, quadro de cores, calendário
- Roda de conversa (apresentação e exploração do tema);
- Brincadeiras no espaço interno e externo, roda de história, mesa diversificada.
- Cuidados com a higiene (lavar as mãos e escovar os dentes)
Recursos Materiais:
- Caneta de blocão, Radio , Folha em branco , Giz de cera, Canetinha, Lápis de cor, Dvd , Cola colorida, Folha Colorida ,Lápis, Borracha , Jornais revistas, Giz de quadro, algodão, feijão planta, lixos diversos, caixas
Livros Utilizados:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Músicas Utilizadas:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Filmes Utilizados:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ÁREA |
OBJETIVOSESPECÍFICOS |
ATIVIDADES
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
• Conversar e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente
• Interagir com materiais impressos variados, visualizando a forma escrita de palavras e frases.
• Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias , recados , notícias, poesias etc.)
• Relatar experiências pessoais, reais e imaginárias não partilhadas pelo grupo.
• Vivenciar experiências prévias com a língua escrita.
|
Momento da conversa : realizar uma roda de conversa sobre o meio ambiente:
Momento da história: ler histórias sobre o tema
Momento do vídeo: Ver o desenho Turma da Mônica um Plano para salvar o planeta.
Cartaz coletivo: Realizar um cartaz coletivo com medidas que podemos .
Construindo lixeiras recicláveis para sala: dividir as crianças em grupo e cada grupo deverá criar a lixeiras recicláveis para sala. Cada grupo ficará responsável por uma cor. Depois de feitas cada grupo deverá escrever o nome que corresponde a sua lixeira |
MATEMÁTICA
|
• Identificar a posição dos elementos numa ordem , usando a terminologia adequada ( primeiro, segundo, terceiro …último).
• Descobrir e descrever as propriedades físicas ( atributos) de objetos, pessoas e substâncias
• Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
• Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade
• Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.
• Representar números de 0 a 9, utilizando os signos correspondentes, sempre relacionados às respectivas quantidades.
|
Colocando em ordem a experiência : após realizar a experiência do feijão no algodão , levar imagens com as etapas que foram realizadas e colocar em ordem junto com as crianças.
o que e bom e o que não é: em um papel pardo desenhar uma carinha feliz atitudes positivas) e uma carinha triste(coisas não legais). Na rodinha, dividir a turma em 2 grupos , cada grupo devrá pesquisar e colar na sua coluna. Depois contar quantas figuras cada grupo colou mais e menos figurinhas.
Painel da coleta seletiva: em um papel pardo desenhar as lixeiras de acordo com as cores da reciclagem. na rodinha, levar vários matérias (lixos) para reciclar junto com as crianças.
Construindo lixeiras recicláveis para sala: dividir as crianças em grupo e cada grupo deverá criar a lixeiras recicláveis para sala. Cada grupo ficará responsável por uma cor. |
MOVIMENTO
|
· Construir o sentido cinestésico.
· Contrair e relaxar o próprio corpo e parte dele. • Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo, exercitando movimentos amplos.
|
Meu corpo é uma árvore: Utilizando o corpo , simular nascimento de uma árvore .
Passeando pela escoa: Passear pela escola após o recreio e recolher os lixos jogados pelos demais alunos e fazer a coleto seletiva.
Circuito ecológico: realizar um circuito sobre o temo ecológico. |
ÁREA |
OBJETIVO |
ATIVIDADE |
NATUREZA E SOCIEDADE
|
• Familiarizar-se com os elementos do mundo físico-natural, respeitando e preservando a natureza em todas as ações cotidianas.
• Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente; (RCNEI)
• valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;(RCNEI) |
realizando a experiência : Realizar junto com as crianças a experiência do feijão e do algodão
Painel da coleta seletiva: Realizar junto com as crianças um painel da reciclagem .
Construindo lixeiras recicláveis : Junto com as crianças construir lixeiras recicláveis para a sala de aula |
MÚSICA
|
• Ouvir , cantar e dançar músicas diversas.
· Desenvolver a percepção e a discriminação auditiva.
• |
Momento da música : Ouvir, cantar e dançar a música Mãe Natureza – LBV
Momento da música : Ouvir, cantar e dançar a música sobre o tema.
Ouvindo a natureza: Ouvir os sons da natureza |
ARTE
|
• Produzir coletivamente projetos artísticos relacionados a tema gerador.
• Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.
• Ilustrar textos criados oralmente
|
Técnicas diversas: Apos ouvir a musica Mãe Natureza – Lbv pedir que as crianças fazem um desenho da natureza utilizando varias técnicas diversas como: pintura, desenho, colagem
Decorando o copo: Cada criança deverá decorar seu copo para a experiência do feijão.
Construindo lixeiras recicláveis para sala: dividir as crianças em grupo e cada grupo deverá criar a lixeiras recicláveis para sala. Cada grupo ficará responsável por uma cor. |
Relatório semanal – ____\____\____ a ____\____\____
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Relatório semanal – ____\____\____ a ____\____\____
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________ _________________________________ __________________________________
professor coordenador/orientador supervisor
data: ______/______/_______ data: ______/______/_______ data: ______/______/_______
Observações:
- O planejamento deverá ficar na escola;
- O coordenador/orientador pedagógico deverá assinar os planejamentos semanalmente;
- Os planejamentos deverão ser assinados pelos supervisores em suas visitas;
- Havendo interesse dos alunos pelo tema, o professor deverá preencher um novo quadro com objetivos e atividades que enriqueçam o trabalho;
- Quando necessário, o planejamento poderá ser solicitado pelo supervisor para apreciação do Departamento de Educação Infantil;
- Anexar as atividades que foram desenvolvidas durante o plano.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
DATA | DIA DA SEMANA | ATIVIDADE |
04\06 | Segunda –feira | Rodinha: Momento da música : Ouvir, cantar e dançar a música Mãe Natureza – LBV
Roda de conversa sobre o meio ambiente
Atividade. Técnicas diversas: Apos ouvir a musica Mãe Natureza – Lbv pedir que as crianças fazem um desenho da natureza utilizando varias técnicas diversas como: pintura, desenho, colagem
Pátio: Livre |
05\06 | Terça -feira | Rodinha: realizando a experiência : Realizar junto com as crianças a experiência do feijão e do algodão
Atividade. Decorando o copo: Cada criança deverá decorar seu copo para a experiência do feijão.
Pátio : Ed. Física |
06\06 | Quarta-feira | Rodinha: Colocando em ordem a experiência : após realizar a experiência do feijão no algodão , levar imagens com as etapas que foram realizadas e colocar em ordem junto com as crianças.
Atividade. Colocando em ordem a experiência : após realizar a experiência do feijão no algodão , levar imagens com as etapas que foram realizadas e colocar em ordem junto com as crianças. Em seguida ir para mesa de atividades onde cada criança irá Á fazer o seu.
Pátio: Meu corpo é uma árvore: Utilizando o corpo , simular nascimento de uma árvore .
|
07\06 | Quinta-feira | Rodinha: Momento da história: ler histórias sobre o tema
Atividade sobre a caixa do alfabeto
Atividade. Atividade sobre a caixa do alfabeto
Pátio: livre |
08\06 | Sexta feira | Rodinha: o que e bom e o que não é: em um papel pardo desenhar uma carinha feliz atitudes positivas) e uma carinha triste(coisas não legais). Na rodinha, dividir a turma em 2 grupos , cada grupo devrá pesquisar e colar na sua coluna. Depois contar quantas figuras cada grupo colou mais e menos figurinhas.
Atividade. Atividade de fixação da atividade realizada na rodinha.
Pátio: Circuito ecológico: realizar um circuito sobre o temo ecológico.
|
11\06 | Segunda-feira | Rodinha: Painel da coleta seletiva: Realizar junto com as crianças um painel da reciclagem .
Atividade. Atividade relacionada a rodinha
Pátio |
12\06 | Terça –feira | Rodinha: Construindo lixeiras recicláveis para sala: dividir as crianças em grupo e cada grupo deverá criar a lixeiras recicláveis para sala. Cada grupo ficará responsável por uma cor. Depois de feitas cada grupo deverá escrever o nome que corresponde a sua lixeira
Atividade. Atividade sobre o tema
Pátio: Ed. Física |
13\06
|
Quarta-feira | Rodinha: Momento da música : Ouvir, cantar e dançar a música sobre o tema.
Ouvindo a natureza: Ouvir os sons da natureza
Atividade. Atividade sobre o tema
Pátio Passeando pela escoa: Passear pela escola após o recreio e recolher os lixos jogados pelos demais alunos e fazer a coleto seletiva.
|
14\06 | Quinta-feira | Rodinha: Momento do vídeo: Ver o desenho Turma da Mônica um Plano para salvar o planeta.
Atividade caixa do alfabeto
Atividade. Atividade relacionada a caixa do alfabeto
Pátio: livre |
15\06 | Sexta-feira | Rodinha: Cartaz coletivo: Realizar um cartaz coletivo com medidas que podemos .
Atividade. Atividade de fixação
Pátio: livre |
Relatório semanal – ____\____\____ a ____\____\____
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
Relatório semanal – ____\____\____ a ____\____\____
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________ _________________________________ __________________________________
professor coordenador/orientador supervisor
data: ______/______/_______ data: ______/______/_______ data: ______/______/_______
Observações:
- O planejamento deverá ficar na escola;
- O coordenador/orientador pedagógico deverá assinar os planejamentos semanalmente;
- Os planejamentos deverão ser assinados pelos supervisores em suas visitas;
- Havendo interesse dos alunos pelo tema, o professor deverá preencher um novo quadro com objetivos e atividades que enriqueçam o trabalho;
- Quando necessário, o planejamento poderá ser solicitado pelo supervisor para apreciação do Departamento de Educação Infantil;
- Anexar as atividades que foram desenvolvidas durante o plano.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
DATA | DIA DA SEMANA | ATIVIDADE |
04\06 | Segunda –feira | Rodinha: Momento da música : Ouvir, cantar e dançar a música Mãe Natureza – LBV
Roda de conversa sobre o meio ambiente
Atividade. Técnicas diversas: Apos ouvir a musica Mãe Natureza – Lbv pedir que as crianças fazem um desenho da natureza utilizando varias técnicas diversas como: pintura, desenho, colagem
Pátio: Livre |
05\06 | Terça -feira | Rodinha: realizando a experiência : Realizar junto com as crianças a experiência do feijão e do algodão
Atividade. Decorando o copo: Cada criança deverá decorar seu copo para a experiência do feijão.
Pátio : Ed. Física |
06\06 | Quarta-feira | Rodinha: Colocando em ordem a experiência : após realizar a experiência do feijão no algodão , levar imagens com as etapas que foram realizadas e colocar em ordem junto com as crianças.
Atividade. Colocando em ordem a experiência : após realizar a experiência do feijão no algodão , levar imagens com as etapas que foram realizadas e colocar em ordem junto com as crianças. Em seguida ir para mesa de atividades onde cada criança irá Á fazer o seu.
Pátio: Meu corpo é uma árvore: Utilizando o corpo , simular nascimento de uma árvore .
|
07\06 | Quinta-feira | Rodinha: Momento da história: ler histórias sobre o tema
Atividade sobre a caixa do alfabeto
Atividade. Atividade sobre a caixa do alfabeto
Pátio: livre |
08\06 | Sexta feira | Rodinha: o que e bom e o que não é: em um papel pardo desenhar uma carinha feliz atitudes positivas) e uma carinha triste(coisas não legais). Na rodinha, dividir a turma em 2 grupos , cada grupo devrá pesquisar e colar na sua coluna. Depois contar quantas figuras cada grupo colou mais e menos figurinhas.
Atividade. Atividade de fixação da atividade realizada na rodinha.
Pátio: Circuito ecológico: realizar um circuito sobre o temo ecológico.
|
11\06 | Segunda-feira | Rodinha: Painel da coleta seletiva: Realizar junto com as crianças um painel da reciclagem .
Atividade. Atividade relacionada a rodinha
Pátio |
12\06 | Terça –feira | Rodinha: Construindo lixeiras recicláveis para sala: dividir as crianças em grupo e cada grupo deverá criar a lixeiras recicláveis para sala. Cada grupo ficará responsável por uma cor. Depois de feitas cada grupo deverá escrever o nome que corresponde a sua lixeira
Atividade. Atividade sobre o tema
Pátio: Ed. Física |
13\06
|
Quarta-feira | Rodinha: Momento da música : Ouvir, cantar e dançar a música sobre o tema.
Ouvindo a natureza: Ouvir os sons da natureza
Atividade. Atividade sobre o tema
Pátio Passeando pela escoa: Passear pela escola após o recreio e recolher os lixos jogados pelos demais alunos e fazer a coleto seletiva.
|
14\06 | Quinta-feira | Rodinha: Momento do vídeo: Ver o desenho Turma da Mônica um Plano para salvar o planeta.
Atividade caixa do alfabeto
Atividade. Atividade relacionada a caixa do alfabeto
Pátio: livre |
15\06 | Sexta-feira | Rodinha: Cartaz coletivo: Realizar um cartaz coletivo com medidas que podemos .
Atividade. Atividade de fixação
Pátio: livre |
Gostaria que tivesse como baixar em PDF
Seria Bom se tivéssemos como baixar em PDF