PLANEJAMENTO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Compartilhe:

PLANEJAMENTO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Professora: _______________________ Turma: Jardim 2 – Turno: 2° turno

Tema: Alimentação Saudável.

Período: 15/05/2021 até 26/05/2021 (Duas semanas )

Justificativa: A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.  Implantar uma campanha educacional sobre o Alimento Saudável por meio da disseminação da informação e da organização do caminho do alimento desde sua produção até a escolha do cardápio é um importante instrumento de conscientização.  Observando a preferência de nossas crianças pelo “Fast-food”, elaboramos este tema.

Detonador:  Cesta da dona Maricota: Ler a história da Cesta da Dona Maricota.  Levar uma cesta com os alimentos que falam na história. Após ouvir a história trabalhar o nome das frutas .

 

Problematização:  Qual alimento vocês mais gostam? Qual alimento faz bem para a saúde? Vocês comem frutas todos os dias?

 

Atividades permanentes:

  • Rodinha: Quadro de rotina, chamadinha, ajudante do dia, quadro de cores, calendário
  • Roda de conversa (apresentação e exploração do tema);
  • Brincadeiras no espaço interno e externo, roda de história, mesa diversificada.
  • Cuidados com a higiene (lavar as mãos e escovar os dentes)

Recursos Materiais:

  • Caneta de blocão
  • Radio
  • Folha em branco
  • Giz de cera
  • Canetinha
  • Lápis de cor
  • Dvd
  • Cola colorida
  • Folha Colorida
  • Lápis
  • Borracha
  • Jornais revistas
  • Giz de quadro
  • Corda
  • Encartes de supermercados
  • Rótulos
  • Frutas , verduras

 

ÁREA

 

OBJETIVOSESPECÍFICOS

 

ATIVIDADES

 

LÍNGUA PORTUGUESA

·         Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias , recados , notícias, poesias etc.).

·         Representar  cenas e situações reais e imaginárias.

·         Conversar e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente

  • Interagir com materiais impressos variados, visualizando a forma escrita de palavras e frases.

·

Momento da história:  Ler a história da Cesta da Dona Maricota.  Levar uma cesta com os alimentos que falam na história. Após ouvir a história trabalhar o nome das frutas

Momento de conversa:  . Conversar sobre a alimentação.

.

Painel da alimentação: Montar um painel a partir de recortes de figuras de jornais e revistas de alimentos completando a seguinte frase: “ uma Alimentação Saudável é…”

Pirâmide Alimentar : Através de rótulos e imagens de encartes montar a pirâmide alimentar.

Momento da receita: Explorar  a receita da sala da fruta.

Momento da receita: Explorar a Receita do biscoito de banana com aveia.

 

 

Momento da música:  Explorar a música comer ,comer Patati Patata.

 

Momento do vídeo: ver os desenhos relacionados ao tema.

 

MATEMÁTICA

·         Descobrir e descrever as propriedades físicas ( atributos) de objetos, pessoas e substâncias

·         Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.

·         Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade

·         Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.

·         Representar números de 0 a 9, utilizando os signos correspondentes, sempre relacionados às respectivas quantidades.

.

 Gráfico de preferência de fruta:  realizar o gráfico da fruta preferida da turma:

 

Mural dos alimentos Saudáveis  e não – saudáveis: disponibilizar na rodinha rótulos e imagens de alimentos saudáveis e não – saudáveis. Numa folha de papel pardo desenhar uma carinha feliz na cor verde que serão os alimentos saudáveis, desenhar uma carinha amarela para os alimentos que devemos consumir ocasionalmente e desenhar uma carinha vermelha para os alimentos não saudáveis.  Junto com as crianças classificar as imagens e os rótulos.

Trabalhando com as frutas da salada de fruta: Com as Frutas trazidas pelas crianças realizar atividades de agrupar de acordo com algum atributo além de trabalhar as quantidades de fruta que fala na receita.

Trabalhando a receita do biscoito: Trabalhar a receita do biscoito de banana.
Brincando com a trilha da alimentação: Brincar com a trilha da alimentação

 

MOVIMENTO

·         Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo, exercitando movimentos amplos.

Jogo do limão –  alunos sentados em círculo, tendo um, posse de um limão. Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu  limoeiro… ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.

 

 

 

Trilha da alimentação: brincar com a trilha de da alimentação.

 

ÁREA

 

OBJETIVO

 

ATIVIDADE

NATUREZA E SOCIEDADE

·         Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.

·         Conscientizar que uma boa alimentação é o melhor para a saúde

·         Socializando as frutas : socializar as frutas que as crianças trouxeram para a salada de fruta. Pedir que cada criança fala um pouco sobre a fruta que trouxe.

 

·         Socialização dos rótulos : socializar os rótulos que as crianças trouxeram de casa.

 

·         Experimentando as frutas: Dar para as crianças experimentarem a fruta UVA .Falar da sua importância na nossa alimentação.

MÚSICA

·         Ouvir , cantar e dançar músicas diversas.

·         Momento da música:  cantar e dançar a música comer , comer patati patata.

ARTE

·         Produzir coletivamente projetos artísticos relacionados a tema gerador.

·         Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.

·         Ilustrar textos criados oralmente

·         Recortando: Recortando as frutas para montar a cesta da dona Maricota.

·         Técnicas com frutas: Realizar técnicas diversas com frutas

·         Ilustrando: Ilustrar a receita da salada de frutas e do biscoito:

·         Ilustrando: ilustrando a musica comer,comer

Compartilhe:

Uma opinião sobre “PLANEJAMENTO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*