Tema: Conhecendo o Campo e a Cidade Semana: 06/07/2015 à 20/07/2015
Justificativa: Apesar de pequenos, os Alunos já sabem as diferenças entre a zona rural e na zona urbana e o que cada uma oferece. Por isso, é importante que o professor diferencie as características e a importância do campo e da cidade valorizando a relação de troca entre esses dois meios Esse planejamento também irar ressaltar as festas em celebração da colheita que acontecem na zona urbana .
Detonador: Momento da História: Contar a FÁBULA DO RATINHO DA CIDADE E DO RATINHO DO CAMPO – FÁBULAS DE ESOPO
Problematização: qual a diferença entre o campo e a cidade? Como é a vida no campo? Você mora na zona urbana ou zona rural? Como se comemora a festa da colheita do milho?
Atividades permanentes:
- Rodinha: Quadro de rotina, chamadinha, ajudante do dia, quadro de cores, calendário
- Roda de conversa (apresentação e exploração do tema);
- Brincadeiras no espaço interno e externo, roda de história, mesa diversificada.
- Cuidados com a higiene (lavar as mãos e escovar os dentes)
Recursos materiais: Livro de história, cd, radio, folhas de blocão, caneta de blocão, lápis de cor giz de cera, folha, poemas impressos, letras das músicas impressas, canetas para quadro branco,
Histórias utilizadas na semana para falar do tema:
Vídeos utilizados para falar do tema:
· Chico Bento – Na Roça é Diferente
· Turma da Mônica – Chico Bento no Shopping
· Histórias do Chico Bento
ÁREAS |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
ATIVIDADES |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Conversar e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias , recados , notícias, poesias etc.).
Identificar as vogais da palavra
|
Momento de conversa: Roda de conversa sobre o campo e a cidade
Momento da conversa: Roda de conversa sobre a festa que acontece na hora da colheita.
Momento da história: Contar a FÁBULA DO RATINHO DA CIDADE E DO RATINHO DO CAMPO – FÁBULAS DE ESOPO –
Trabalhando o nome do bairro: apresentar e trabalhar o nome do bairro dos alunos CALIFÓRNIA.
Momento do poema: Apresentar e explorar o poema ZONA RURAL – Momento da Música: Trabalhar a letra da música MEU MUNDO – Momento da Música: Explorar e apresentar a cantiga de roda AI, EU ENTREI NA RODA Momento da Música: Explorar e apresentar a cantiga de roda CAPELINHA DE MELÃO Momento da Música: Explorar e apresentar a cantiga de roda CIRANDA, CIRANDINA Alfabeto da festa junina: Realizar o alfabeto com coisas que tem numa festa junina. Momento do vídeo: Ver o desenho CHICO BENTO – NA ROÇA É DIFERENTE Momento do vídeo: Ver o desenho TURMA DA MÔNICA – CHICO BENTO NO SHOPPING Momento do vídeo: Ver o desenho HISTÓRIAS DO CHICO BENTO.
|
MATEMÁTICA |
Descobrir e descrever as propriedades físicas ( atributos) de objetos, pessoas e substâncias.
Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ |
Observando a paisagem: Apresentar várias imagens, orientando o olhar das crianças para os elementos que aparecem: pessoas, prédios, natureza, entre outros. Estas imagens deverão apresentar recortes da cidade e do campo.
Cartaz para identificar a zona urbana e zona rural: Levar várias revista e jornais para as crianças procurarem paisagem rural e urbana. Recortar as imagens e montar um cartaz. Em uma parte do cartaz colar as figuras da zona urbana e na segunda parte do cartaz colar as figuras da zona rural. Depois comparar os conjuntos para descobrir qual tem muito, qual tem pouco. |
MOVIMENTO |
Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo, exercitando movimentos amplos.
|
Ensaiando para a festa julhina da escola: Ensaiar a música ENTRA NA RODA – REVISTA RECREIO para a festa julhina da escola.
Dançando na festa julhina: Dançar a música na festa julhina da escola. |
NATUREZA E SOCIEDADE |
Participar de atividades que envolvam processos de confecção de objetos.
Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos. |
Decorando a sala de aula para a festa junina: Decorar a sala para a festa junina da escola.
Pesquisando sobre a zona urbana e zona rural: Dar para as crianças jornais e revista para poderem pesquisar imagens sobre a zona urbana e zona rural. Após a pesquisa cada criança ira falar sobre a imagem que pesquisou. |
MÚSICA |
Desenvolver a percepção e a discriminação auditiva.
Ouvir , cantar e dançar músicas diversas.
|
Percebendo os sons: Levar vários sons da cidade e do campo para as crianças identificarem.
Momento da música: Cantar e dançar a música ENTRA NA RODA – REVISTA RECREIO Momento da música: Cantar a música MEU MUNDO –
Brincando de cantigas de Roda: Cantar e dançar a cantiga de roda AI, EU ENTREI NA RODA
Brincando de cantigas de Roda: Cantar e dançar a cantiga de roda CAPELINHA DE MELÃO
Brincando de cantigas de Roda: Cantar e dançar a cantiga de roda CIRANDA, CIRANDINHA (http://letras.mus.br/cantigas-populares/983988/ciranda-cirandinha-print.html)
|
ARTE |
Produzir coletivamente projetos artísticos relacionados a tema gerador
|
Decorando bandeirinhas: Decorar bandeirinhas para enfeitar a sala de aula.
Desenhando a zona rural e urbana: Desenhar a zona urbana e a zona rural
Desenhando meu bairro: Desenhar e escrever o nome do bairro que a criança mora.
|