Turma: Jardim 2 Turno: vespertino
Professora: Carolina Palhas de Souza
As Estações do Ano Embelezam a Natureza
Justificativa: É importante que as crianças conheçam as estações e assim possam definir o tipo de vestuário e alimentação adequada para cada momento. Com este projeto pretendemos atingir o universo sensível da criança, através de uma linguagem simbólica com o uso de tecnologias expandindo seus horizontes, enriquecendo-a com novas experiências e despertando nela uma curiosidade maior sobre a vida, as pessoas e o mundo que o cerca.
Detonador: Caixa surpresa Levar em uma caixa vários acessórios que usamos em cada estação dentro de uma caixa surpresa. Passar a caixa na rodinha e questionar o que tem lá dentro e para o que serve.
Problematização: quais são as estações do ano? O que muda no mundo durante um ano?
Atividades permanentes:
- Rodinha: Quadro de rotina, chamadinha, ajudante do dia, quadro de cores, calendário
- Roda de conversa (apresentação e exploração do tema);
- Brincadeiras no espaço interno e externo, roda de história, mesa diversificada.
- Cuidados com a higiene (lavar as mãos e escovar os dentes)
Recursos materiais: Livro de história, cd, radio, folhas de blocão, caneta de blocão, lápis de cor giz de cera, folha, poemas impressos, letras das músicas impressas, canetas para quadro branco, acessórios que usamos em cada estação do ano, figuras de características das estações do ano.
ÁREAS | OBJETIVOS ESPECÍFICOS | ATIVIDADES |
LÍNGUA PORTUGUESA |
Conversar e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
Identificar as vogais da palavra
Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias , recados , notícias, poesias etc.).
|
Caixa surpresa Levar em uma caixa vários acessórios que usamos em cada estação dentro de uma caixa surpresa. Passar a caixa na rodinha e questionar o que tem lá dentro e para o que serve. Momento da conversa: Roda de conversa sobre as estações do ano.Momento da música: Apresentar e explorar a letra da música AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO – PATATI PATATÁ (Música). Retirar da letra da música as estações do ano e suas características. Momento da música: apresentar e explorar a letra da música AS ESTAÇÕES (CAI A CHUVA) – ELIANA (Música) . Retirar da letra da música as estações do ano e suas características. Momento do Poema: Apresentar e explorar o
Momento da história: Contar a história
Momento do vídeo: Assistir o desenho A
Momento do vídeo: Assistir o desenho
|
MATEMÁTICA |
Descobrir e descrever as propriedades físicas ( atributos) de objetos, pessoas e substâncias.
Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ |
Mural das estações. Dividir uma cartolina em
|
MOVIMENTO | Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo, exercitando movimentos amplos.
|
Dramatização de uma árvore: Dramatizar o nascimento de uma árvore e suas folhas caindo |
NATUREZA E SOCIEDADE | Observar a natureza e identificar seus principais fenômenos( chuva,sol,frio,calor,vento,dia e noite) | Observando a natureza: Levar as crianças para fora da sala e pedir para elas sentirem com está o tempo.
Roleta das estações do ano: Recorte dois círculos, um na cartolina e outro no papel-cartão. Dobre a cartolina ao meio duas vezes para vincar, dividindo-a em quatro partes. Marque o meio. Divida o papel-cartão em quatro partes e corte um quadrante fora.. Em cada parte da cartolina, faça desenhos ou cole imagens que representem as quatro estações. Fure o centro dos dois círculos. Prenda o papel-cartão sobre a cartolina com a tachinha. Gire o papel-cartão conforme você vai contando a história, apresentando as estações.
|
MÚSICA |
Ouvir , cantar e dançar músicas diversas.
|
Momento da música: Ouvir e cantar a música AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO – PATATI PATATÁ (Video)
Momento da música: ouvir e cantar a música AS ESTAÇÕES (CAI A CHUVA) – ELIANA (Video) . |
ARTE | Produzir coletivamente projetos artísticos relacionados a tema gerador
|
Mural das Estações: fazer um mural com figuras sobre as estações do ano |