PLANEJAMENTO
Turma: Jardim 2 – Turno: 2° turno
Ano: 2019
Período: 06/05 A 20/5
Tema: Todas as coisas tem nome
Justificativa: As crianças têm a curiosidade natural pela escrita das palavras e esse projeto vem estimular essa curiosidade de forma lúdica e divertida. Mostrando qual é a forma correta de escrever as coisas. Todo o projeto vai ter como base a música “ A gente tem sobrenome – Toquinho”
Disparador:
1º Semana: Momento da música: ouvir, cantar a música “ A gente tem sobrenome – Toquinho” . Escrever a musica num blocão e após ouvir a música , retirar as partes importantes. Na roda, levar vários objetos que fala na música e junto com as crianças separar os grupos (brinquedos, nomes e flor ).
2º semana: Rodinha: Bingo das palavras: brincar de bingo com as palavras que aparecem na música.
3º semana: Jogo da memória: Jogar com as crianças o jogo da memória com as palavras da música que aparecem na música a gente tem sobrenome.
Problematização: o que está escrito aqui? Qual a função da escrita?
Recursos Materiais:
• Caneta de blocão,Radio , Folha em branco, Giz de cera, Canetinha, Lápis de cor, Dvd, Revista e jornais, Lã , Cola colorida, Folha Colorida, Lápis, Borracha,material impresso para blocão, letras e e.v.a, alfabeto móvel.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
• Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias , recados , notícias, poesias etc.).
• Conversar e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
• Vivenciar experiências prévias com a língua escrita.
• Ler e escrever o próprio nome
• Interagir com materiais impressos variados, visualizando a forma escrita de palavras e frase
Atividades
Momento da música: ouvir, Escrever a musica (a gente tem sobrenome) num blocão e após ouvir a música , retirar as partes importantes. Na roda, levar vários objetos que fala na música e junto com as crianças separar os grupos (brinquedos, nomes e flor )
Construindo palavras : Ainda trabalhando a música “ A gente tem sobrenome” construir as palavras que aparecem na musica.
Ditado “estourado”: Com as palavras que aparecem na letra música , realizar o “ditado estourado”. Escrever as palavras e colocar dentro de uma bola de soprar. Encher a bola e colar no quadro. Chamar uma criança de cada vez para estourar a bola e revelar a palavra. Em seguida realizar a escrita dessas palavras
Meu nome é um “estouro “: Colar dentro de uma bola de aniversários os nomes dos alunos. Em seguida. Encher e colocar no quadro. Chamar uma criança de cada vez para estourar a bola e revelar o nome.
Trenzinho do sobrenome: Após ouvir a música “ a gente tem sobrenome” realizar o trenzinho do sobrenome .
Bingo das palavras: brincar de bingo com as palavras que aparecem na música.
Jogo da rima: Jogar o jogo da rima com as palavras da música.
Pesquisa : Pesquisar em jornais e revistas outras palavras que começam com a letra inicial das palavras ditas na música
MATEMÁTICA
Objetivos
• Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.
• Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
Representar números de 0 a 9, utilizando os signos correspondentes, sempre relacionados às respectivas quantidades
• Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade
• Descobrir e descrever as propriedades físicas ( atributos) de objetos, pessoas e substâncias.
• Localizar objetos e pessoas na sala de atividades e arredores
Atividades
Separando objetos: após ouvir a música a gente tem sobrenome, levar objetos e figuras que aparecem na música colocar na roda e junto com as crianças separar em grupos. (grupo dos nomes, grupo dos brinquedos e grupo das flores). Depois , descobrir qual grupo tem mais e menos e a mesma quantidade.
Gráfico da letra inicial: ainda trabalhando em cima da música “ A gente tem sobrenome” realizar o gráfico da letra inicial. Depois, verificar qual letra tem mais , menos e a mesma quantidade.
Jogo da memória: Jogar com as crianças o jogo da memória com as palavras da música que aparecem na música a gente tem sobrenome.
NATUREZA E SOCIEDADE
Objetivos
• Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.
Atividades
Pesquisando palavras novas: Pedir para as crianças pesquisarem em casa palavras diversas. Em sala, realizar a socialização.
MOVIMENTO
Objetivos
• Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo, exercitando movimentos amplos.
Atividades
Realizar circuitos: Realizar circuitos psicomotores
MÚSICA
Objetivos
• Ouvir , cantar e dançar músicas diversas
• Orientar-se a partir de estímulos sonoros.
Atividades
Momento da música: ouvir, cantar a música “ A gente tem sobrenome – Toquinho” . Escrever a musica num blocão e após ouvir a música , retirar as partes importantes. Na roda, levar vários objetos que fala na música e junto com as crianças separar os grupos (brinquedos, nomes e flor )
ARTES VISUAIS
Objetivos
• Produzir coletivamente projetos artísticos relacionados a tema gerador.
• Ilustrar textos diversos.
• Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente, concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.
Atividades
Atividades sobre a música : Realizar atividades em cima da música “ A gente tem sobrenome”.
Ilustrando a música: ilustrar a letra da música “ A gente tem sobrenome”.