O que trabalhar com crianças do Jardim I (4 a 5 anos)

Compartilhe:

O que trabalhar com crianças do Jardim I (4 a 5 anos)

O que trabalhar com crianças do Jardim I (4 a 5 anos)

Veja o que trabalhar com a sua turminha de Jardim 1, tudo que você precisa está aqui:

PORTUGUÊS

 

OBJETIVO

1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.

2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).

3. Desenvolver Orientação espacial.

CONTEÚDO
 
– Coordenação viso-motora: 

1. Desenho livre.

2. Labirinto.

3. Pintura.

4. Recorte e colagem.

5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.

– Percepção visual:

1. Cor.

2. Forma.

3. Tamanho

4. Detalhes.

5. Complementação de figuras.

6. Letras (a, e, i, o, u).

· Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.

· Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, alto, baixo, perto e longe.

Metodogia:

Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas. Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.

AVALIAÇÃO

 

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

MATEMÁTICA
OBJETIVO

 

Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.

CONTEÚDO
– Estruturas lógicas:

1. Discriminação (semelhanças e diferenças).

2. Comparação.

3. Identificação.

4. Conjuntos.

5. Correspondência.

6. Cores.

· Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).

· Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).

– Medidas:

1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).

2. Distância entre os objetos (longe, perto).

3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).

4. Massa (leve, pesado).

5. Temperatura (quente, frio).

6. Som (alto, baixo).

7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).

Metodologia:

 

· Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.

· Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.

· Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.

AVALIAÇÃO

 

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ESTUDOS SOCIAIS

OBJETIVO

1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.

2. Desenvolver socialização.

3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.

4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.

5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.

6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.

CONTEÚDO

· Eu/Família/Casa.

· Escola

· Meios de Transporte/Trânsito.

· Meios de Comunicação.

· Profissões.

– Datas Comemorativas:

1. Carnaval.

2. Páscoa.

3. Dia Nacional do Livro Infantil.

4. Dia do Índio.

5. Dia do Trabalho

6. Dia das Mães.

7. São João.

8. Dia dos Pais.

9. Dia do Soldado.

10. Folclore.

11. Independência.

12. Dia da Árvore.

13. Primavera.

14. Semana do Trânsito.

15. Dia das Crianças.

16. Proclamação da República.

17. Natal e outros.

Metodologia:

Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.

AVALIAÇÃO

 

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

CIÊNCIAS

 

OBJETIVO

 

· Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.

· Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.

· Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.

· Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.

· Nomear e reconhecer diferentes animais.

CONTEÚDO

 

. O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).

 

. A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).

Metodologia

· Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.

· Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.

AVALIAÇÃO

 

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

ARTES

 

OBJETIVO

 

· Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.

· Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.

· Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.

CONTEÚDO

 

· Artes: desenho livre e pintura.

· Sucata.

· Argila e massinha.

Metodologia

 

· Utilização de lápis, pincéis, cola

. Com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.

· Material de sucata e criatividade do professor.

· Apresentação de argila e massinha.

AVALIAÇÃO

 

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.

OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS

 

· Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.

· Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.

· Permitir que a criança seja independente.

· Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.

· Levar a criança a brincar com os outros do grupo.

· Fazer com que a criança não fixe em um único colega.

· Mantê-la ocupada.

· Levar a criança a participar das atividades de grupo.

Não deixe de acessar nosso site http://www.cantinhodosaber.com.br e colocá-lo nos favoritos apertando CTRL + D.

Iremos postar diversas atividades de volta as aulas, afinal temos que estar preparados com o fim das férias, aproveite e vá criando o seu portfólio para o próximo ano.

Temos novidades todos os dias, não deixem de compartilhar com os amigos e acessar a nossa loja virtual com DVDs que contem milhares de atividades e são enviados com frete grátis para sua casa em qualquer lugar do Brasil!

Temos também atividades que podem ser compradas por preço muito baixo e são enviadas no mesmo momento da compra, facilitando assim o recebimento pois você pegará direto do site no ato do pagamento!

Aqui você encontra muitas atividades sobre volta as aulas para a educação infantil. Também temos atividades para o ensino fundamental.

Para baixar as atividades de volta as aulas é simples e grátis, você pode imprimir todas as atividades do site!

Para imprimir as atividades de volta as aulas clique na imagem ela aparecerá em tela cheia e logo após mande imprimir.

O Cantinho do Saber agradece a sua visita volte sempre, não deixe de compartilhar com os seus amigos no facebook, whatsapp entre outras redes sociais!

Cansada de baixar atividades na internet? Adquira nosso DVD com mais de 10000 atividades e receba em sua casa com frete grátis por apenas R$35,00

CLICANDO AQUI VOCÊ ADQUIRE VIA PAG SEGURO

Pode ser pago via cartão de crédito (até parcelado), boleto e transferência bancária, se tiver dúvidas entre em contato conosco pelo whatsapp (24) 99266-8688, enviamos no mesmo dia se o pagamento for confirmado até às 14:00h.

Compartilhe:

2 opiniões sobre “O que trabalhar com crianças do Jardim I (4 a 5 anos)”

Deixe uma resposta para Maria das Graças Santos Guimarães Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*